quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Importação de etanol pelo país em 11/12 superará 1 bi litros.


Importação de etanol pelo país em 11/12 superará 1 bi litros.

O Brasil importará 1,1 bilhão de litros de etanol anidro na temporada 2011/12 para atender a demanda crescente em meio a uma quebra de safra de cana no centro-sul, disse o presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Marcos Jank.


Segundo ele, as importações previstas para 11/12, maiores dos últimos tempos e que superam de longe os 78 milhões de litros da temporada passada, já consideram a redução na mistura de etanol na gasolina, de 25 para 20 por cento, anunciada no mês passado e que deve entrar em vigor em outubro.
"É uma importação natural frente ao tamanho da quebra da safra, uma importação de 4 por cento (da produção nacional) é uma importação necessária frente a uma quebra de safra superior a 15 por cento", afirmou Jank à Reuters, após participar do Euromoney Seminars, em São Paulo.
Há quem espere volume ainda maior de importação. A consultoria Datagro estimou em 1,49 bilhão de litros o volume a ser comprado no exterior.

Jank acrescentou que a moagem de cana do centro-sul do Brasil, que produz cerca de 90 por cento da safra nacional, ficará abaixo da previsão atual da Unica.
"Vai ser inferior a 510 milhões de toneladas, não temos o número ainda", afirmou.
Várias consultorias importantes do setor, como a Kingsman e a Canaplan, já trabalham com uma safra inferior a 500 milhões de toneladas em 11/12.
Na atual temporada, a produção brasileira sofre efeitos de adversidades climáticas nos últimos anos, como chuvas em excesso e seca, além de recentes geadas. Uma redução de investimentos nos canaviais também colaborou para a queda na produtividade.

Jank explicou ainda que o Brasil continua exportando etanol, mesmo com uma safra menor, para cumprir contratos de longo prazo e também porque alguns importadores dos Estados Unidos têm pago um prêmio superior a 70 centavos de dólar por galão pelo biocombustível de cana brasileiro, considerado avançado.
"A grande maioria é etanol para uso industrial, contratos assinados nos últimos anos", afirmou.
O Brasil exportará na temporada 11/12 cerca de 1,45 bilhão de litros, contra 1,9 bilhão de litros na safra anterior.
Segundo ele, apesar da quebra de safra, o mercado brasileiro tem enfrentado bem a situação. "O que está enxugando mesmo é o tamanho do mercado de hidratado (usado pelos veículos flex)," disse.
(Fonte: Roberto Samora)
Postado por Petroski & Spengler Comércio Exterior Ltda às 10:21

Entrem no blog de meu pai: pscomex.blospot.com

Beijinhos, beijinhos, tchau, tchau.

Um comentário: